Poucos meses antes do seu falecimento, a Professora Emérita da Universidade de São Paulo (USP) Anita Novinsky z’l, a maior estudiosa da presença dos cristão-novos no Brasil, dirigiu um pedido a alguns estudiosos da vida judaica na Amazônia, que se empenhassem em dar segmento às pesquisas da presença dos cristãos-novos na Amazônia brasileira, afirmando que até aquele momento o tema havia sido muito pouco tratado pela historiografia nacional e internacional.
Os pesquisadores do CEJA entenderam a importância da mensagem da Profa. Novinsky e resolveram tomar para si a missão de atender a tão significativa preocupação.
E foi com este intuito que criamos o NECNA – Núcleo de Estudos Cristãos-Novos na Amazônia.
O CEJA vê como de suma importância inserir tal elemento cultural em suas linhas de pesquisa, visando contribuir com os estudos da formação da referida região e consequentemente do Brasil e estender tais estudos a Portugal, Marrocos e às Américas
A Diretoria do Conselho Acadêmico do CEJA, em conjunto com alguns de seus membros, realizará contatos com pesquisadores e estudiosos no Brasil e no exterior, visando avaliar seu interesse pelo estudo e pesquisa do tema.
Plano de temáticas a serem estudadas:
A nossa proposta pretende trabalhar com os seguintes períodos e temas:
- A origem e o estabelecimento dos cristãos-novos na Amazônia.
- O possível/provável contato com os judeus que se estabeleceram na região a partir do início do século XIX e a participação (ou não) na formação das suas comunidades/entidades.
- Resquícios da presença dos cristãos-novos na região e sua relação com as comunidades judaicas na atualidade.
Equipe de Pesquisa
Prof. Elias Salgado – Historiador/CEJA – Coordenador
Prof. Dr. José Alberto Tavim – Historiador – Universidade de Lisboa
Profa. Dra. Judith Cohen – Etnomusicóloga – York University/CEJA
Me. Paulo Valadares – Historiador/Genealogista/CEJA
Dr. Wagner Bentes Lins – Antropólogo/CEJA
Prof. Pedro Shimon Chaves, Historiador/Seduc-PA